.: ComEmprego discute formas de aproximar vagas e desempregados

14/03/2017 - 14:10

O presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva, sugeriu a criação de um banco de dados relativo à cursos de qualificação

Em momento de pleno desemprego como o atual, o grande desafio social é garantir que o trabalhador, enquanto está fora do mercado de trabalho, prepare-se para o surgimento da oportunidade de um novo emprego. Com esta conclusão, os membros da Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego) de Piracicaba definiram na manhã de hoje (14/03) uma série de ações que têm como objetivo manter o ritmo da qualificação e gerar oportunidades para que os índices de desemprego comecem a cair na cidade.

Como comissão tripartite, composta por Governo Municipal, representantes dos trabalhadores e dos empresários, a ComEmprego tem desenvolvido e avançado em diálogos que visem encontrar caminhos para o desenvolvimento da econômica local que tenham como resoltado a geração de emprego. Atualmente presidida pelo Secretário Municipal de trabalho e Renda, Evandro Evangelista, a comissão também reúne informações dos três segmentos a fim de, em consenso, encontrar e implementar política públicas voltadas a manutneção e inclusão do trabalho no mercado.

Uma das propostas discutidas e definidas hoje foram os estudos para melhor a comunição entre as diversas entidades que reúnem vagas e também promovem cursos de qualificação gratuitos. É o caso do Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Senac (Serviço Nacional do Comércio que, após uma pesquisa de mercado, disponibilizam cursos com 100% de bolsas conforme a vocação da demanda identificada. A ETEC, Centro Paula Souza, oferece curso desde que seja demandada pela sociedade. 

A própria Semtre também oferece cursos gratuitos. No entanto, a demanda identificada no setor público é bastante diferente do setor privado. “Precisamos melhorar então esta comunicação entre as entidades e entender o porque do poder público ter uma demanda tão alta e as privadas muitas vezes não preenchem suas turmas”, disse Evangelista. 

O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, membro da comissão, sugeriu que fossem unificadas estas informações para que sejam incluídas no site da Secretaria Municipal de trabalho e renda (Semtre) e em todas as demais entidades integrantes da ComEmprego. A proposta foi de pronto aceita pelo secretário e definida como encaminhamento da Comissão.

Outra ação que a ComEmprego vai intensificar através de Evangelista é reunir-se com grupos de profissionais de Recursos Humanos existentes nas cidades, vinculados a sindicatos patronais e também outros independentes, afim de informar todo o funcionamento da secretaria e buscar fazer a integração das vagas ofertadas. “Também vamos fazer visitas nas próprias empresas para explicar nosso funcionamento e como podemos melhorar nosso atendimento ao trabalhador que aqui busca uma oportunidade de recolocação no mercado”, disse.

Paiva analisou ainda que, como representante do trabalhador bancário, a experiência de recrutamento dos bancos precisa ser considerada. “Hoje os bancos, como diversas empresas,  recrutam através dos seus sites, sem intermediação. Nosso desafio é fazer com que o trabalhador conheça o caminho e esteja preparado para atender à demanda do mercado”, finalizou.               

Valéria Rodrigues - MTB: 23343/SP

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Comissão da Assembleia aprova projeto que obriga atendimento bancário em 30 minutos

Imagem Indisponível

Call centers paralisados no 20º dia de greve

Diretoria do SindBan cobra segurança para agência do BB

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente