.: Com 98% dos votos, bancários elegem nova diretoria

20/04/2017 - 18:00

Apuração das eleições do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região aconteceu na tarde desta quinta-feira (20)

Com 898 votos, a Chapa 1 – Resistir e Avançar, única no processo eleitoral do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), foi eleita para representar, a partir de julho, a instituição pelos próximos quatro anos. A apuração aconteceu ainda na tarde desta quinta-feira (20), logo após o encerramento da votação, às 14h30. Comandada pelo atual presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, a Chapa, composta por 75 diretores sindicais, é a primeira da história a definir paridade de gênero como critério para composição da diretoria.

Com 14 urnas itinerantes e uma fixa, o processo eleitoral contemplou 89% dos bancários aptos a votarem, ou seja, trabalhadores sindicalizados há pelos menos seis meses. Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o modelo eleitoral adotado pela instituição foi o principal responsável pela grande participação da categoria. “As urnas percorreram 20 cidades, todos os bancários aptos a votarem tiveram a chance de participar desse processo tão importante para a construção do futuro do Sindicato. É significativo e desafiador ter apenas 1 voto nulo dentre tantos trabalhadores”, comentou o sindicalista.

O representante da Contraf-Cut, Mauri Sergio de Souza, fez uma reflexão antes do início dos trabalhos sobre a importância do fortalecimento dos sindicatos em um momento de destruição dos direitos dos trabalhadores. “A imprensa relata apenas 3 itens da Reforma Trabalhista: parcelamento de férias, acabar com o imposto sindical e o negociado sobre o legislado. Sabemos que a questão é muito mais ampla. Estamos enfrentando inúmeros retrocessos e o mais importante é resistir e continuar lutando”, comentou.

Para o dirigente sindical da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Reginaldo Breda, a eleição do SindBan foi um exemplo de modernização. “Precisamos aprender a refazer o movimento sindical, é muito bom ver um Sindicato da nossa Federação inovando e fazendo história no comando da diretoria, com a paridade de homens e mulheres e reformulando a forma de fazer a gestão do Sindicato, fazendo com que os próprios candidatos contribuíssem com produção do jornal e das camisetas”, comentou.

Marina Mattus - MTB: 0083471/SP

.: Veja Mais

SINDBAN divulga números do assédio moral em Piracicaba

Caixa: mobilização garante avanços em relação a reestruturação

Imagem Indisponível

Comando critica postura de BB e Caixa por não apresentarem propostas

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente