.: Câmara de Piracicaba prestou homenagem aos 50 anos do Sindicato dos Bancários

A Câmara de Vereadores de Piracicaba promoveu sessão solene, na noite desta quarta-feira, 21 de outubro, em comemoração aos 50 anos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. Na solenidade, foi apresentado vídeo especial, de 17 minutos, abordando os 50 anos da entidade e homenagens aos ex-presidentes e personalidade que marcaram a história do Sindicato. Durante a solenidade, que reuniu bancários, familiares e convidados, foram prestadas homenagens aos ex-presidentes da entidade, Mário José de Lima Danta (in memorian), representado por suas filhas Dulce Fadigas de Souza Lopes e Fátima Fadigas de Souza; Diocleciano Goursand Hermida Villar, Francisco Antonio Nascimento de Toledo, Joaquim Umberto Cardoso Bertholdi, Darci Silverira Cleto, Ângela Isabel Ulisses Savian, Sandra Oliva Stefanovitz e Ademar Antonio Lorenzi. Em nome da categoria, foram homenageados também os bancários padrão 2009: Orivelto Aparecido Ferraz e Sali Cristina Moreira Cristofoletti, assim como aos funcionários Edson Roberto Moreira Medina e Sérgio Luis Bertholdi.
A mesa que conduziu os trabalhos foi formada pelo vereador José Luiz Ribeiro (PSDB), propositor da sessão; a secretária municipal de Trabalho e Renda, Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa; o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT); Ronaldo Almeida, representando o deputado estadual Roberto Felício (PT); Antenor de Jesus Varolla, gerente regional do Trabalho; o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho; Maria Silvia Bueno de Oliveira Cordeiro dos Santos, gerente do INSS de Piracicaba e Região; o chefe de gabinete da Prefeitura de Sumaré, Luiz Carlos Gonçalves, representando o prefeito ; o prefeito de Sumaré, José Antonio Bachin; e a ex-vereadora Laurisa Cortelazzi, representando o Sindicato dos Médicos.

Autoridades destacam importância do Sindicato

Para fazer uma saudação, em nome do Sindicato dos Médicos, a ex-vereadora Lauriza Cortelazzi comentou sobre a emoção e responsabilidade de falar na solenidade, considerando o privilégio de compartilhar o mesmo ideal, num momento em que o mundo atravessa por dificuldades. "O que nos une é a vontade de fazer um mundo melhor. Mesmo que digam que somos ingênuos em acreditar no futuro da humanidade", disse, ao parabenizar Paiva pela condução dos trabalhos frente aos bancários.
A gerente do INSS de Piracicaba e região, Maria Sílvia Cordeiro falou da satisfação em participar da solenidade, parabenizando a todos que lutam por um ideal em prol do semelhante.
O presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho falou da satisfação, honra e prazer de participar da homenagem. Destacou a condição do Sindicato dos Bancários ser referência na cidade, na luta por bandeiras de lutas sociais. Também considerou a importãncia do Conespi, agregando 22 sindicatos, enquanto o gerente do Trabalho em Piracicaba, Antenor Valora, contou uma pequena história, evocando o conto grego de Audicéia, onde ele encontra vários desafios ao enfrentar os problemas do mundo. Disse que a similiaridade é com relação ao que foi proposto há 50 anos, quando nasceram os ideais de um sindicato que hoje mostra o seu legado, valorizando as conquistas trabalhistas.
O representante do prefeito da cidade de Sumaré, Luiz Carlos, reportou-se à intenção do prefeito José Bachin de prestigiar o evento, sendo impedido por outros compromissos oficiais. Considerou a colocação do Brasil como um dos melhores sistemas bancários do mundo graças a seus trabalhadores.
O assessor do deputado Roberto Felício, Ronaldo de Almeida reiterou a disposição do deputado em compromissos com a categoria dos bancários, e reforçou o convite de solenidade especial na Assembléia Legislativa de São Paulo, onde os bancários serão homenageados. A representante do prefeito Barjas Negri, Angela Maria Corrêa destacou a importãncia da homenagem aos bancários. E, estendeu os cumprimentos do prefeito aos contemplados da noite. Também registrou uma mensagem de gratidão pelo esforço da classe trabalhadora dos bancários. Considerou os momentos difíceis que o Sindicato atravessou, enfentando regime militar, com cassações de sindicalistas, incluindo o Ato de 68, tendo pessoas exiladas e presas, sendo que a classe destes trabalhadores se manteve unida, na conquista de direitos. E, finalizou dizendo que a classe trabalhadores tem que garantir a continuidade de direitos, lembrando que é só com movimento forte que se vai avançar nas conquistas sociais. Além de destacar a figua de Paiva, e o resultado inédito, com quase 100% da classe, no recente pleito eleitoral da entidade.
O vereador José Luiz Ribeiro iniciou suas considerações destacando o legado do ex-presidente Villar, solicitando uma salva de palmas especial, para lembrar de pessoas como ele, que lá atrás construíram esta história. “A consideração é em função de muitas vezes nos esquecemos de pessoas que muito lutaram pelo sindicalismo atual, sem considerar as dores, as lágrimas, de quem construiu a história nos momentos mais difíceis”, disse, ressaltando que “Villar é a história viva, forte, corajoso e dando a experiência que nós todos temos que ter”. Enfatizou que o Sindicato dos Bancários é referência para as demais categoiras, o que aumenta sua responsabilidade.Ribeiro também reiterou a disposição de evidar esforços para sugerir a realização de solenidade especial aos bancários em Brasília, visto a repercussão da atuação sindical perante a sociedade, especialmente na região de Piracicaba.

Paiva cumprimenta os homenageados

Finalizando a solenidade, o vereador José Antonio Fernandes Paiva, que também recebeu o Diploma de Reconhecimento Público da Câmara; seguido de homenagem do Conespi, ocupou a tribuna de honra para falar em nome dos homenageados, saudando a formação da Mesa Diretiva, iniciando pelo desempenho pessoal da gerente regional do INSS, Maria Sívia, assim como ao gerente Regional do Trabalho, Antenor Varola. Destacou a disposição do dirigente comparecer à reunião, lembrando que ele foi escolhido pela categoria dos trabalhadores, na condução do órgão trabalhista local.
Paiva considerou a presença do representante do deputado Felício, na indicação de um representante da juventude do partido dos trabalhadores na solenidade. Sobre a participação da secretária municipal do Trabalho, Angela Corrêa. Lembrou das tratativas na escolha da profissional, considerando o respeito que Angela tem no meio acadêmico, junto à Unimep.
Ao companheiro Luiz Carlos, representante do prefeito de Sumaré, destacou a disposição de transformar a macro região numa proposta produtiva. Ao presidente Chiquinho, do Conespi, ressaltou a constituição da entidade, passando por ações sociais como a luta por moradias populares, num resgate de 32 anos de história. Também reiterou a participação do Sindicato dos Papeleiros, tendo Chiquinho na presidência.
Sobre a ex-vereadora Lauriza Cotelazzi, Paiva falou da condição da parlamentar representar o Sindicato dos Médicos. E, no encerramento, enfatizou sobre a atuação de José Luiz Ribeiro, na observação de que o momento é de revisão histórica, onde se pergunta onde está a direita neste país, o que mostra despreendimento, ao acolher a presença de bancários nas próprias dependências dos Metalúrgicos. Paiva também citou a repercussão do presidente Lula, na inserção mundial, pelo estilo de governar. Sendo considerado o "cara", pelo presidente americano Barack Obama.
Paiva também citou nominalmente os homenageados, além de destacar entidades, como a Guarda Mirim,. Para finalizar sua fala, disse que na Câmara se vive um “ambiente familiar”, onde se procura prevalecer o bom sendo nas discussões políticas. Paiva ainda abordou os anos de atividades sindicais e da coincidência com a história do partido dos trabalhadores. E, disse que construir sindicato não é só fazer greve.

Vanderlei Zamnpaulo – MTb-20.124


Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente