.: Caixa prorroga por 90 dias o pagamento do adicional dos avaliadores de penhor

Graças à pressão dos trabalhadores, a Caixa Econômica Federal prorrogou por 90 dias o pagamento do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), durante a negociação da mesa permanente realizada na terça-feira da semana passada, dia 12 de julho, cobrando a retomada do benefício. Na reunião, a empresa recuou e manteve o adicional durante o mês de julho. Nesta quarta-feira (20), a categoria realizará, em todo o país, um Dia Nacional de Luta para reivindicar melhores condições de trabalho para os empregados do setor.

O corte do adicional foi anunciado pela Caixa no dia 5 de julho, em comunicado interno, alegando que laudos de empresas contratadas consideraram que o ambiente em que se manipulam produtos químicos pelos avaliadores não apresenta risco à saúde e que, portanto, os empregados da área não teriam mais direito ao correspondente a 40% do salário mínimo (R$ 352).

As entidades representativas contestam os laudos apresentados até agora pelo banco para justificar a suspensão do adicional. Segundo informações repassadas pela Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal (Anacef), a maioria dos laudos foi baseada em apenas uma amostragem, e nos casos positivos o banco solicitou que o empregado refizesse.

Novos laudos estão sendo realizados em algumas unidades da Caixa pelas entidades sindicais, e até o dia 11 de agosto os representantes dos trabalhadores voltarão a ser reunir, extraordinariamente, com a Caixa, para retomar o debate sobre o problema.

Fenae

.: Veja Mais

Como reduzir transtornos durante o período de greve dos bancos

Sindicato vence ação contra Banco Mercantil do Brasil

Sindicato dos Bancários ganha ação que beneficia trabalhadores do Banco Mercantil

Imagem Indisponível

Artigo: A privacidade dos bancários sob ameaça

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente