.: Bancos querem pagar PLR menor aos funcionários

Os bancos já distribuíram parcela maior do seu lucro líquido aos bancários a título de PLR. Em 1995, a distribuição nos maiores privados era de 14% do LL e em 2011 este valor caiu para menos da metade, ou 6,4% em média.

Bancos mantém proposta e levam bancários à greve

Um “truque” no balanço dos bancos deve fazer com que, este ano, grande parte dos bancários veja diminuir sua parte na participação nos lucros e resultados. Nos últimos anos, os três maiores bancos privados atuantes no país – Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, que juntos somam quase 220 mil bancários – pagaram a regra “cheia”, ou seja, chegaram ao teto individual de 2,2 salários para cada bancário. Mas este ano o cenário deve ser diferente.

Com crescimento da provisão para devedores duvidosos (PDD) de em média 30%, mesmo com a inadimplência estável, o setor viu o lucro subir menos que em anos anteriores (veja as tabelas nesta página).  

Se a regra for mantida como está, vão pagar menos a seus funcionários. É o caso de Bradesco, Santander e HSBC. No caso do valor adicional, praticamente todos devem receber menos já que ele é calculado sobre 2% do lucro líquido que cresceu menos diante dessa manobra contábil do PDD.O Comando Nacional cobra a mudança na regra. No entanto, os bancos não aceitaram e também não apresentaram outra proposta

Programas próprios – As metas abusivas no Itaú subiram ainda mais e grande parte dos trabalhadores não receberão o Agir. No HSBC, com o PDD que subiu 60%, provavelmente ninguém deve receber PPR. “Num setor tão lucrativo, que a cada quatro ou cinco anos pode dobrar seu patrimônio, não é possível aceitar PLR menor para os trabalhadores. Se os bancos não mudarem, a greve será nossa saída”, enfatiza o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Jaime Perim.
 
 

 
 
 
Fernanda Moraes com Seeb São Paulo
coordendadora de Comunicação e Mkt. do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região
(19) 3417-1333 / 9171-7716

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Bradesco é condenado a indenizar empregada que transportava valores

Imagem Indisponível

Balanço do Dieese, 88% das negociações salariais repuseram a inflação

Twittaço desta terça-feira (21) cobra proposta decente da Fenaban

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente