.: Bancários retomam negociações com Itaú e cobra emprego e segurança

A Contraf-Cut, federações e sindicatos retomaram nesta sexta-feira, 10, o processo de negociação com o Itaú Unibanco, em São Paulo. As entidades entregaram ao banco a minuta específica de reivindicações dos funcionários, que possui nove itens: emprego, remuneração, metas abusivas, saúde e condições de trabalho, segurança bancária, liberdade sindical, previdência complementar, plano de saúde e igualdade de oportunidades.

A minuta foi construída no Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais do Itaú Unibanco, realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, em Nazaré Paulista (SP).

A Contraf-Cut reivindicou e o banco concordou que a negociação da minuta seja feita por meio de blocos temáticos ao longo do primeiro semestre, de forma a discutir as demandas apresentadas. A primeira reunião está prevista para o final de fevereiro e as demais devem acontecer quinzenalmente. Os temas serão escolhidos previamente.

O tema da primeira rodada será o Plano de Saúde, além de dois itens do bloco de remuneração: PCR (Participação Complementar nos Resultados) e auxílio-educação.

Segurança

Durante a reunião foi entregue ao banco uma carta endereçada ao presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, na qual a Contraf-Cut e os sindicatos cobram proteção da vida dos trabalhadores e clientes do banco. Foi demonstrada na carta a contrariedade na retirada de portas giratórias com detectores de metais nas agências e postos de atendimento. A carta traz ainda um protesto contra demissão por justa causa de duas funcionárias, vítimas de sequestro, em Contagem (MG).

O Itaú gastou R$ 482 milhões em 2011, com despesas de segurança e vigilância, o que equivale a apenas 3,30% do seu lucro de R$ 14,6 bilhões. A vida de clientes, usuários, bancários e vigilantes vale muito mais do que isso.

Os representantes do banco se comprometeram a dar um retorno sobre o conteúdo da carta na próxima reunião.

PLR

Enquanto o Bradesco já creditou a PLR para seus funcionários nesta sexta feira, 10, e o Santander anunciou o pagamento no próximo dia 17, o Itaú não informou a data de crédito para seus trabalhadores. Do alto do seu lucro recorde, o Itaú continua mantendo uma politica que não valoriza seus funcionários. Era esperado o pagamento imediato dos valores da PLR, mas o banco ainda não tem uma data definida.

O prazo estipulado pela convenção coletiva para pagamento da PLR é até o dia 1º de março.

Emprego

Apesar de fazer parte dos temas que serão debatidos com o banco ao longo do semestre, o movimento sindical cobrou do Itaú durante a reunião o fim das demissões. No balanço de 2011, 4.058 empregos foram eliminados.

Mas as dispensas não param por aí. Além da eliminação dos postos de trabalho, a rotatividade também é uma prática nefasta adotada pelo Itaú.

Ar condicionado

Um problema detectado pelo movimento sindical em todo o país diz respeito ao ar condicionado nas agências do banco Itaú. Os problemas são dois. Muitos equipamentos estão defeituosos e alguns gestores que, querendo economizar, desligam os aparelhos fora do horário comercial. O resultado é um só: funcionários, clientes e vigilantes sofrendo com o calor insuportável que faz nesta época do ano nas unidades.

Os representantes do banco ficaram de averiguar as denúncias e dar uma resposta na próxima reunião.

Outros temas

De forma breve, foi discutido o "'Projeto Corredor", que trata da abertura de agências em horário estendido, das 8 às 20 horas. O banco deverá fazer uma apresentação do projeto para o movimento sindical, em data a ser definida.

Outros dois temas estiveram ainda na pauta. A divulgação do ranking individual de metas por gestores, uma prática proibida pela convenção coletiva; e a questão da fita de caixa, um problema que continua gerando inúmeros constrangimentos aos bancários, apesar das modificações feitas no ano passado pelo banco.

Fonte: Contraf-Cut

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Taxas de juros diminuíram no governo Lula, mas ainda estão altas

Manifestação contra o aumento da passagem de ônibus toma as ruas da cidade

População reage ao aumento da passagem de ônibus em Piracicaba

Bancário Padrão 2015 - Análise do júri qualificado tem data alterada

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente