.: Bancários realizam assembleia para debater ações na Greve Geral

26/04/2017 - 10:00

Encontro acontece na noite desta quarta-feira (26), na sede do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região)

Prevista para ser a maior mobilização de trabalhadores e de diversos setores da sociedade dos últimos 30 anos no Brasil, a Greve Geral, que acontece no dia 28 de abril, próxima sexta-feira, está mobilizando diversas categorias para ir às ruas contra as Reformas da Previdência e a Trabalhista. Na noite desta quarta-feira (26), bancários, que já anunciaram a adesão da paralisação, se reúnem para debater ações.

Segundo o presidente do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José, Antonio Fernandes Paiva, a decisão de aderir à Greve Geral foi discutida também em assembleia. “Na semana passada, o Sindicato se reuniu com a categoria e a decisão da maioria foi aderir ao movimento que luta contra a retirada de direitos conquistados com anos de luta”, comentou o sindicalista.

Nesta terça-feira (25), o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) anunciou a adesão de 100% dos trabalhadores da Via Ágil, concessionária do transporte público urbano do município. A categoria decidiu paralisar as atividades das 4 às 11h, como protesto contra as Reformas. Além dos motoristas de transporte público e dos bancários, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba também aderiram à greve.

Para a vice-presidente do SindBan, Angela Ulices Savian, a paralisação é uma forma dos trabalhadores mostrarem que nenhum direito conquistado vai ser retirado. “As Reformas da Previdência e Trabalhista representam um retrocesso enorme para as categorias trabalhistas. O SindBan está realizando ações desde do anúncio das Reformas, cada vez mais, o Governo Federal prioriza a elite e o empresariado e coloca a conta nas costas dos trabalhadores”, comentou.

Roteiro

A partir das 7h, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em conjunto com os Sindicatos de Piracicaba e os Movimentos Sociais, estarão concentrados na Avenida Armando Sales com a rua Xv de Novembro. Segundo Paiva, o roteiro foi definido nesta segunda-feira (24), em um fórum de entidades, na Apeoesp. “Sairemos em caminhada até a Praça José Bonifácio, onde os professores estaduais vão estar concentrados, seguindo então pela rua Boa Morte até a rua D Pedro I no Mercado Municipal, segue pela rua Governador, e então vamos gritar bem alto no Prédio da Previdência Social na rua XV de Novembro”, comentou.

Santa Bárbara

Em Santa Bárbara, os bancários decidiram retardar a abertura das agências centrais em 1 hora. Segundo a diretora do SindBan, Andreia Chiquetto, os trabalhadores vão participar da caminhada contra as Reformas, organizada por centrais sindicais da cidade. “A concentração começa às 9h, na Praça Dona Carolina, em frente ao Fórum, vamos seguir pela avenida Monte Castelo, passaremos pela rua Dona Margarida e encerraremos a caminhada na Praça Central”.

Na semana passada, dirigentes sindicais percorreram as agências da cidade e conversaram com os bancários sobre os motivos que levaram o SindBan aderir à paralisação. Segundo Paiva, todos os bancários da base receberam material explicativo. “Como não é uma greve da categoria, não podemos obrigar os bancários a aderirem a greve, porém, nós conversamos com os trabalhadores sobre a importância de lutar pelos direitos trabalhistas que foram conquistados com anos de luta e podem ser perdidos”, comentou.

Os dirigentes sindicais de outras cidades participaram das atividades realizadas na cidade de Piracicaba. 

Marina Mattus - MTB: 0083471/SP

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Sindicatos participam de discussão sobre reabilitação profissional com INSS e MTE

Caixa dá calote no vale-transporte de grevistas

Caminhada do Conespi por emprego pára o centro da cidade

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente