.: 6º curso de paternidade responsável aborda a divisão de tarefas entre pais e mães

O SindBan realizou nesta quarta-feira (27/03), a sexta edição do Curso de Paternidade Responsável, ministrado pela psicóloga Nahara Ribeiro e a Enfemeira Fernanda Teles Bonatto Dorta. O curso abordou o papel do pai na vida da criança, na família, na gestação e nos primeiros dias após o nascimento, entre outros tópicos. Os pais aprenderam como segurar o bebê, trocar fraudas e outras técnicas. Legalmente, o curso é necessário para que o bancário tenha direito à Licença Paternidade. 

Divido em 6 temas, o Curso abordará desde os cuidados com a saúde do bebê, até os diretos e deveres dos pais em conformidade com o Estatuto da Criança e Adolescente. Segundo a vice-presidente do SindBan, Angela Savian, o objetivo não é apenas emitir um certificado, mas conscientizar os homens sobre a importância da relação compartilhada. “Infelizmente, vivemos em uma sociedade que joga todo o dever de educar e formar os filhos para a mulher, é preciso dividir essas tarefas, compartilhar as relações. Com o Curso, queremos conscientizar os futuros pais da importância de eles estarem presentes na educação dos seus filhos, ajudando a companheira nos cuidados com o recém-nascido, com as tarefas e com a educação”, explicou a dirigente sindical.

Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, a conquista é um grande avanço pela igualdade de direitos e deveres entre os gêneros. “Os sindicatos pressionaram a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para reconhecer a licença, pois sabemos que acima de tudo esse direito é um avanço para buscamos uma sociedade mais igualitária. Dividir a responsabilidade da criação é um dever de qualquer pai.

O curso é uma exigência para se obter licença-paternidade de 20 dias, uma conquistada da Campanha Nacional Unificada de 2016. As aulas são presenciais atendendo à cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários. O direito foi determinado pela Lei 12.257, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 8 de março de 2016.

Bruna Togni MTB 081055/SP

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Bancários do Itaú Unibanco realizam Encontro Nacional nesta sexta

Levantamento aponta que Itaú foi o que mais demitiu em 2012 na base de Piracicaba

Bancários de Piracicaba faz levantamento sobre os desligamentos ocorridos em 2012 na base

Imagem Indisponível

Bancários retomam mesa temática de terceirização com a Fenaban nesta quinta

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente